Pergunta: Como uma pessoa sabe se é portador do HIV?

Como uma pessoa sabe se é portador do HIV?

Só é possível saber se é portador do HIV através de um exame de sangue, que vai demonstrar a presença de anticorpos contra o HIV (anti-HIV), que se formam no corpo das pessoas que tem o vírus.

Temos hoje o teste rápido, que está disponível na rede pública e com resultado do teste no mesmo dia. E temos a sorologia tradicional (ELISA) também disponível na rede pública. Os dois são confiáveis, mas diante de um resultado positivo ou duvidoso o teste deve sempre ser repetido para confirmação.

O fato de o teste ser positivo não significa que a pessoa tem aids, significa que ela se infectou pelo HIV, portanto é portadora do vírus. E quanto mais cedo o indivíduo descobrir que tem o vírus melhor para sua saúde, pois embora a aids ainda não tenha cura, hoje temos medicamentos que controlam a infecção pelo HIV, permitindo as pessoas vivendo com HIV viver mais e melhor. Daí a importância de fazer o teste e se positivo procurar o mais rápido possível um serviço para fazer o acompanhamento de sua saúde.