Pergunta: Algumas pessoas têm mais chance de serem contaminadas pelo vírus da aids do que outras?

Algumas pessoas têm mais chance de serem contaminadas pelo vírus da aids do que outras?

Sim, tem algumas pessoas, que tem mais resistência individual à infecção pela doença. Diversos estudos tentam compreender o que torna essas pessoas mais resistentes do que a maioria da população. Já se sabe que um fator genético que confere esta proteção. Mas não conte com isso, essas pessoas são minoria, e a maioria da população tem risco de adquirir o HIV se entrar em contato com ele.

De um modo geral todo mundo corre o risco de pegar HIV, mas algumas situações aumentam este risco. Por exemplo, a presença de uma doença sexualmente transmissível (DST), tanto no homem quanto na mulher, aumenta a chance de pegar o HIV se a pessoa tiver contato com ele. Por isso é importante tratar qualquer DST em um serviço de saúde seguindo as orientações médicas.

Além disso, sabe-se que alguns tipos de relações sexuais, feitas sem camisinha, oferecem mais risco de infecção do que outras. Sabe-se que a relação anal é a de maior risco, então as pessoas que tem muitas relações anais tem que se cuidar bastante.

Outras situações como compartilhar seringa e agulha, também trazem maior risco.

Então quem se expõe mais a essas situações vai ter mais chance de adquirir o vírus da aids.