Pergunta: E se o meu teste der positivo?

E se o meu teste der positivo?

Significa que você está infectado (a) pelo HIV. Você pode passar o vírus para os outros se você fizer sexo sem proteção ou compartilhar agulhas/seringas para o uso de drogas injetáveis. Isto não significa que você tem aids (que é o estágio avançado da infecção pelo HIV) ou que você vai desenvolvê-la. O resultado do teste por si só, não revela o seu estado de saúde, somente se está infectado com o vírus. 

Se você descobrir que você tem HIV, existem medidas que você pode tomar para manter a sua saúde física, mental e emocional. 

Um profissional da área de saúde irá monitorar sua saúde e ajudar a decidir o melhor momento para você começar a tomar medicamentos que possam ajudar a combater o HIV (antiretrovirais). Organizações não governamentais que prestam serviços nessa área podem oferecer suporte nos aspectos práticos, emocional e social. Elas também podem ajudar você a conseguir mais informações sobre como viver com HIV. 

A prática do sexo com proteção e o uso seguro de drogas injetáveis (se for o caso) são importantes também. Isto não apenas irá reduzir as suas chances de passar o HIV para outras pessoas, mas também irá ajudar a reduzir suas chances de contrair outras infecções que podem prejudicar a sua saúde.